O Observatório do Pico da Caledônia, com 2.200 metros de altitude e o ponto mais alto de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, amanheceu no sábado (5) com placas de gelo no chão, nas pedras e nas plantas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a estação de Salinas, área de menor altitude, registrou temperatura mínima de 6,3 °C com sensação térmica de 7,1 °C, por volta das 5 h da manhã.
O fenômeno se deu por causa da queda brusca das temperaturas combinadas com a alta umidade, que chegou a 96% nas primeiras horas da manhã, e ausência de chuvas. No alto da Caledônia, que tem temperaturas ainda mais baixas que a zona urbana, a sensação térmica pode ter chegado a níveis negativos, favorecendo o congelamento da água acumulada no topo da montanha.
Com céu aberto e ventos moderados de cerca de 2,9 m/s, o frio foi ainda mais sentido por quem madrugou para acompanhar o nascer do sol na serra. O fenômeno atraiu turistas e moradores locais que registraram a paisagem congelada e compartilharam nas redes sociais.
Este tipo de ocorrência não é incomum para o inverno friburguense, mas, ainda assim, impressiona pela intensidade e pelas imagens que lembram destinos de neve.