A 14ª edição do Festival Macaé Gastronomia e Cultura chegou ao fim no último domingo (07). Devido ao grande sucesso desta edição, os organizadores estudam a possibilidade de ampliar o festival no próximo ano. Caso isso aconteça, ele poderia ser realizado em dois finais de semana e não somente um como foi agora em 2025. A informação foi confirmada pelo presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli.
“No próximo ano, celebraremos 15 anos, o que representa um desafio para aprimorar ainda mais o evento. Ainda é uma expectativa, mas a ideia é realizar o festival em dois fins de semana, de quinta-feira a domingo. Manter a parceria com a prefeitura é fundamental e a gastronomia desempenha um papel importante nesse contexto, impulsionando o turismo, que recebe grande apoio da administração municipal”, destacou Renato.
Neste ano o evento foi realizado em cinco dias, tendo reunido nesse período, pratos doces e salgados, além de diversas atrações visando atender aos mais variados tipos de público. A programação contou com chefs consagrados por meio da Cozinha Show, a feira do produtor, artesanato, apresentações de dança, música e outras opções de entretenimento. O cenário do festival trouxe já na entrada um pórtico que representou um dos prédios mais emblemáticos, o Hotel Palace do sofisticado Café Belas Artes.
A Prefeitura de Macaé foi uma das apoiadoras do evento e teve participação ativa. Um dos destaques foi com a Secretaria Municipal de Cultura que levou 30 escritores locais e membros da Academia Macaense de Letras no Espaço Literário. O local também recebeu doação de livros e geladeiras antigas transformadas em bibliotecas comunitárias grafitadas.