A campanha de doação de sangue realizada neste sábado (20) em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, terminou com 104 bolsas de sangue coletadas.
Ao todo, 124 pessoas compareceram à ação realizada no Centro Educacional Joana Benedicta, mas algumas não estavam aptas para a doação naquele momento, segundo informações do site G1.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Maricá e o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira (Hemorio), e acontece algumas vezes ao ano, para possibilitar que pessoas do município façam a doação, já que a cidade não possui um hemocentro próprio.
Uma das pessoas que compareceu foi o Paulo Sérgio. Para ele, todos devem se conscientizar sobre a doação de sangue.
“Há alguns anos precisei de muito sangue pra minha esposa, foram sete bolsas. Então de lá pra cá eu resolvi estar sempre doando”, conta o doador.
De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 200 bolsas de sangue são usadas por mês nos atendimentos dos hospitais municipais Conde Modesto Leal, no Centro, e Che Guevara, em São José do Imbassaí.
O município informou ainda que há um projeto para implantação de um ponto de coleta de sangue fixo na cidade em parceria com o Hemorio.