São João da Barra, no Norte Fluminense, lançou uma websérie sobre a história da folia local. O trabalho é dividido em três capítulos em que cantores de samba, compositores, jornalistas, pesquisadores, entre outros profissionais abordam diversos aspectos da folia sanjoanense.
Buscando valorizar e manter viva a cultura local, os episódios contam sobre a rivalidade das tradicionais escolas de samba Congos e Chinês, falam do surgimento das famosas marchas- ranchos, que por muitos anos embalaram blocos e brincadeiras, além do surgimento dos tradicionais blocos.
De acordo com o doutorando em Políticas Sociais, Jhonatan Martins, um dos blocos sanjoanenses mais tradicionais é o Indianos, fundado em 1930. O grupo começou em clubes e depois tomou conta das ruas.
A websérie Carnaval: Histórias e Memórias foi idealizada no ano passado, diante da pandemia da Covid-19. Com objetivo de fazer um resgate aos antigos carnavais sanjoanenses. Em 2021, foram 5 episódios com a participação de pessoas ligadas à folia.
Para conferir os episódios disponíveis basta acessar a página da Prefeitura de São João da Barra.