O programa “Mulheres a Bordo” vai oferecer qualificação profissional gratuita para mulheres no setor de óleo e gás em Macaé, no Norte Fluminense. Inicialmente, serão oferecidas 20 vagas para técnicas recém-formadas ou no último período dos cursos de automação, eletromecânica, eletrotécnica ou mecânica.
A qualificação é uma parceria da Firjan SENAI SESI com a empresa Aker Solutions, que vai financiar a capacitação profissional de cinco meses para acelerar a inserção de mulheres na indústria de óleo e gás, segundo informações do site G1.
As atividades serão realizadas entre dezembro de 2022 e abril de 2023, no período noturno, na unidade do SENAI em Macaé. As participantes receberão ajuda de custo mensal de R$ 400.
As inscrições podem ser feitas até o dia 11 de novembro, pela internet. Na seleção, será dada prioridade para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Não será necessária experiência prévia na função.
Ao todo, serão 300 horas de qualificação profissional em temas como introdução à indústria de petróleo e gás, perfuração de poços de petróleo, completação de poços de petróleo e gás, manutenção industrial, introdução a sistemas de energia renováveis, entre outros.
As mulheres selecionadas ainda terão aulas de inglês técnico, com foco no desenvolvimento da língua e expressões do mercado offshore, sessões de storytelling com apresentação de histórias de sucesso de outras mulheres da Aker Solutions e visitas à planta de Subsea Lifecycle Services (SLS) da empresa em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro.
Além da capacitação técnica, o programa vai impulsionar o desenvolvimento de habilidades comportamentais por meio de workshops, palestras, orientação de carreira e vivências para o desenvolvimento de competências socioemocionais.