O hemonúcleo de Volta Redonda está realizando uma campanha para evitar a queda de doações de sangue durante a Copa do Mundo do Catar, que começa neste domingo (20).
Qualquer tipo de sangue está sendo aceito para a manutenção do estoque em níveis adequados, já que no fim e começo de ano as doações costumam diminuir, segundo informações do site G1.
“É preciso que a população se conscientize sobre a importância de manter as doações durante a Copa do Mundo, principalmente, porque os jogos vão quase emendar com o Natal e o Réveillon, período que, historicamente, registra queda no número de doações”, disse o coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima.
Segundo a prefeitura, a quantidade de coletas de sangue no mês de outubro ficou abaixo do esperado: foram 367 bolsas coletadas contra 444 transfusões. O número de doações só foi maior do que nos meses de janeiro e fevereiro, que tradicionalmente registram os menores índices.
Além do Hospital São João Batista, onde funciona o hemonúcleo, as doações também atendem aos hospitais Dr. Munir Rafful, Nelson dos Santos Gonçalves e um privado da cidade. O banco de sangue também fornece hemocomponentes para unidades de Piraí e Pinheiral.
Como doar?
A doação pode ser feita de 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.
Qualquer pessoa com idade entre 16 e 69 anos pode doar sangue, desde que esteja em boas condições de saúde. Os adolescentes de 16 e 17 anos precisam de uma autorização dos pais ou responsáveis.
Caso tenha se vacinado contra a Covid-19, é preciso que o doador espere dois dias (no caso da Coronavac) ou sete dias (no caso de qualquer outro imunizante) após receber a vacina.