Com foco na inserção de jovens e adultos no mercado profissional, o projeto “Arte com Moda que Soma” foi criado para capacitar os moradores das regiões periféricas do município do Rio de Janeiro, para o segmento da moda e das artes visuais, com cursos gratuitos de qualificação profissional voltados para alunos entre 16 e 36 anos.
O projeto “Arte com Moda que Soma”, oferece 4 cursos gratuitos na Zona Oeste, pautados na sustentabilidade, inovação e tecnologia. Os inscritos no projeto terão aulas de Corte e Costura, Consultoria de Imagem e Estilo, Modelo/Manequim e Produção de Moda.
Incentivado pela Piraquê através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto promove atividades que estimulam a criatividade e a reflexão sobre novas formas de produção e consumo, almejando um cenário comprometido com o bem-estar social. Desenvolvendo tanto a parte criativa quanto a parte de planejamento, as aulas acontecem 2 vezes por semana pelo período de 10 meses.
As atividades do projeto estão sendo realizadas no Recreio dos Bandeirantes, e são voltadas para moradores de comunidades da região e adjacências, contemplando bairros como Guaratiba, Campo Grande e Santa Cruz. Além disso, o projeto vem tomando uma proporção de longo alcance e contemplando moradores de diferentes áreas, até mesmo distante do raio de execução do projeto como Volta Redonda, Niterói, Duque de Caxias, Itaboraí, Guadalupe e Madureira.
Moda e Economia
Compreendendo a demanda por cursos gratuitos com esse formato no Rio de Janeiro, o “Arte com Moda que Soma” visa democratizar o acesso e movimentar o cenário artístico do Estado, atuando na geração de empregos e na capacitação de novos profissionais no campo da moda. Com isso, deseja movimentar a economia do Estado do Rio de Janeiro, além de trabalhar com valores essenciais para a construção de uma sociedade mais saudável e igualitária. A moda é uma área específica com formações que possuem alto custo, dificultando a participação de pessoas de baixa renda. Por isso, o projeto é um diferencial no setor, democratizando o acesso através dos cursos gratuitos oferecidos.
“Nosso objetivo é capacitar jovens e adultos no ramo da moda e incentivar formas de produção e consumo conscientes que sejam menos prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade. Existe um grande debate sobre as formas como a sociedade atual vem produzindo e consumindo mercadorias e serviços, muitas vezes de maneira prejudicial para o meio ambiente e para a população. Sendo assim, estudar e aplicar a sustentabilidade no campo da moda é fundamental para que seja possível identificar e repensar questões que se fazem presentes nesse meio”, afirma Monalu Di Blasi, CEO da Di Blasi Gestão, empresa organizadora do projeto.
Monalu ressalta a importância de empresas privadas apoiarem projetos e aderirem à lei de incentivos à cultura e ao esporte.
“As empresas privadas podem obter benefícios significativos ao patrocinar leis de incentivo à cultura e o esporte, como o aumento da visibilidade da marca, o fortalecimento da imagem da empresa e o aumento da lealdade do cliente. Além disso, as leis de incentivo à cultura e o esporte ajudam a promover o desenvolvimento econômico de locais específicos ou de áreas de baixa renda, o que é uma vantagem para todos”, ressalta.
Com menos de dois meses de atuação, o projeto “Arte com Moda que Soma” já superou todas as expectativas iniciais, atingindo diretamente 120 alunos e muitos outros que desejam integrar o projeto.
Sobre a Di Blasi Gestão
Fundada em 1993, a Di Blasi Gestão é uma empresa que através do patrocínio de pessoas jurídicas, pessoas físicas e setores governamentais em via das leis de incentivo e convênios, realiza e promove em todas as regiões do Brasil projetos que estimulam a cultura, moda, teatro, dança, música, literatura, empreendedorismo, qualificação profissional, sustentabilidade, alimentação saudável, educação de trânsito, educação financeira, inclusão social, gastronomia, cinema, esporte, saúde, ações preventivas com cidadania (Clique aqui).