Uma câmera do Projeto Aventura Animal, usada para monitorar animais silvestres em áreas de preservação ambiental, foi furtada em uma região de trilha, na quarta-feira (05), dentro do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Essa não foi a primeira vez que o projeto teve câmeras furtadas. Em junho do ano passado, três câmeras do projeto desapareceram. Elas estavam instaladas na região do Colombinho, no distrito de São Francisco de Imbé, em Santa Maria Madalena, e, depois da divulgação do sumiço nas redes sociais, o equipamento foi devolvido.
O projeto surgiu há 5 anos com dez câmeras, e, atualmente, já possui 159 equipamentos de monitoramento fotográfico e de vídeo, instalados em áreas de mata. Além do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, e Santa Maria Madalena, as câmeras também estão instaladas numa área de proteção ambiental em Cordeiro e em uma área particular em Bom Jardim.
No local onde a câmera foi furtada nesta semana, o projeto já conseguiu flagrar animais ameaçados de extinção como a onça-parda e gato-do-mato. O ambientalista, criador do projeto, Juran Santos, está fazendo uma campanha nas redes sociais para tentar recuperar o cartão de memória com as imagens e a câmera.
““(…)Já tivemos esse tipo de problema em outras áreas, e o pessoal devolveu. Nunca imaginei que isso pudesse acontecer no Parque Estadual. (…) se você puder devolver essas imagens, a câmera, porque são imagens únicas que tem ali, no cartão. O que está dentro do cartão não vai acontecer de novo. Pode acontecer de forma diferente. Então, isso acaba atrapalhando demais o projeto, e estou deixando um apelo, por favor, devolva!”, relatou Juran.
Ainda de acordo com ambientalista, a câmera monitora não só a vida animal, mas especialmente uma família de gatos-do-mato que está em extinção.
“O ponto onde a câmera foi furtada é onde esse gato-do-mato costuma passar e tenho certeza que a câmera flagrou o animal que está com um filhote”, disse o ambientalista nas redes sociais.
O criador do projeto deixou disponível contatos e o Instagram para que quem pegou o equipamento com o cartão de memória possa devolver. Os telefones para contato são: (22) 99962-0367 ou (22) 98171-0042.