Afetada pela onda de calor que atinge o país em pleno inverno, a cidade do Rio de Janeiro registrou nesta quarta-feira (23) temperatura máxima de 38,1°C, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A mínima foi de 17°C.
Os termômetros ficaram acima do previsto, que era 37°C, e levaram moradores e turistas às praias. Quem teve o privilégio de aproveitar a orla, presenciou um pôr do sol alaranjado, típico do verão.
A máxima foi registrada na Estação Marambaia. Os ventos também ficaram intensos, com rajadas entre 40 e 50 km/h ao longo do dia.
A umidade relativa do ar chegou a 18% (o que caracteriza situação de alerta), e ficou um pouco abaixo do previsto, que era 20%, segundo o Inmet.
Os alertas do Inmet são divididos por cores: amarelo, laranja e vermelho. O Rio estava em amarelo nesta quarta-feira, o que representa “perigo potencial”.
As temperaturas estão sendo afetadas por uma massa de ar quente e seco que tem ganhado força sobre a Região Sudeste e atinge a Região Metropolitana do Rio.
40°C na quinta-feira
A previsão é de que os termômetros cheguem aos 40°C nesta quinta-feira (24). No fim da noite, é esperada a aproximação de uma frente fria que deve favorecer o aumento das nuvens e chuva fraca isolada.