A Secretaria de Saúde de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, realiza um mutirão para a distribuição do implante contraceptivo Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre. O principal objetivo da ação é garantir o direito da mulher em ter um planejamento familiar eficaz, além de agilizar o atendimento e eliminar as filas de espera, que, atualmente, está com 130 mulheres.
A mulher que deseja fazer o implante precisa levar o documento de identidade e cartão do SUS.
Os procedimentos serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Praia do Siqueira e Maria Joaquina, além do Centro de Especialidade e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios.
Por enquanto, o procedimento só pode ser feito nestas unidades, mas, de acordo com a Prefeitura, profissionais de outras unidades de saúde serão capacitados para expandir ainda mais a oferta desse serviço.
Na ocasião, o profissional de saúde vai orientar sobre os exames necessários para a colocação do implante, além do aconselhamento em contracepção, orientando sobre o procedimento, possíveis efeitos colaterais e outros métodos contraceptivos, para auxiliar na decisão pelo DIU.
Em seguida, é só aguardar o agendamento para realizar o procedimento. As implantações do DIU ocorrem nestas mesmas unidades.