Teresópolis, na Região Serrana do Rio, vai receber o “Feirão Digital”, a partir desta quinta-feira (23), na Praça Baltazar da Silveira, na Várzea. A ação vai até o sábado (25), de 9h às 18h.
No evento, aberto ao público, será possível fazer a mudança da parabólica analógica para a digital. Fabricantes de antenas e caixas receptoras estarão presentes e irão comercializar kits com preços acessíveis.
O “Siga Antenado”, projeto que administra o processo de mudança, estará presente para dar explicações à população sobre a antena digital. Tem direito à instalação gratuita aquele que for cadastrado no programa social federal CadÚnico e tiver uma antena parabólica tipo C funcionando em sua residência.
O diretor de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Globo, André Dias, explica que aqueles que não são beneficiados pelo CadÚnico também poderão comprar a parabólica no local.
“Caso você seja um usuário de parabólica, mas não seja beneficiado de um programa social federal, nós teremos na Praça Santa Teresa, também em Teresópolis, a presença de fabricantes que estarão praticando os preços de feirão”, ressalta.
A ação envolve parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão e a TV Globo.
O objetivo é explicar como funciona a tecnologia digital de transmissão do sinal de televisão aberta e a importância da migração.
“Venha conversar conosco, venham participar, venham tirar todas as suas dúvidas e saber porque que a TV digital tem melhor som, melhor imagem. Você não pega absolutamente nada para receber esse sinal”, explica André.