A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, confirmou cinco casos de coqueluche. Todos os casos diagnosticados este mês são em crianças com idades que variam entre 10 meses e 9 anos.
Em três casos, os pacientes apresentaram boa evolução clínica e estão bem. Outros dois estão em uso de antibiótico. O caso mais recente, de uma criança de 3 anos, foi notificado na última quinta-feira (14) pelo Hospital Plantadores de Cana, onde a paciente está internada.
A doença é uma infecção bacteriana também conhecida como pertussis, e tem preocupado o sistema de vigilância em saúde de Campos dos Goytacazes que emitiu uma nota técnica com estratégias de prevenção.
No documento emitido às unidades de saúde, creches e escolas da rede pública e privada foram abordadas as definições clínicas da coqueluche, que é uma doença de alta morbimortalidade infantil, principalmente bebês menores de um ano, com complicações graves e até morte de lactantes, além de orientações quanto ao manejo de casos e quimioprofilaxia.
Segundo a secretaria, todas as vacinas contra a coqueluche podem ser feitas todos os dias da semana em mais de 40 Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e Unidades Pré-hospitalares, com atendimento em horário comercial, além do Centro Municipal de Imunização e Testes Neonatal, que funciona na sede da Secretaria de Saúde, e na Clínica da Criança, das 8h às 20h.