Moradores de Petrópolis, na Região Serrana, registraram na manhã de sexta-feira (22), a queda de uma grande árvore sobre a rede elétrica, após a poda das árvores, na Estrada União e Indústria, na altura do Corrêas.
Em um dos vídeos, uma moradora lamentou o corte e demonstrou surpresa ao ver que a árvore tombou para o lado da rua. O peso da árvore derrubou a fiação e balançou a estrutura de alguns postes, próximo à entrada do bairro Castelo São Manoel. Nas imagens, que circulam nas redes sociais, é possível ver ainda a explosão ocorrida no momento da queda.
A Estrada União e Indústria é o principal acesso de quem segue da região central de Petrópolis para os distritos, como Itaipava. De acordo com a Prefeitura, equipes da Comdep e da concessionária de energia Enel, foram acionadas para fazer a retirada e restaurar o serviço de energia.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que um empreendimento atua no local fazendo a retiradas das árvores, e que, após o ocorrido, os cortes no local foram suspensos até uma nova análise. O órgão explicou ainda, que a supressão das árvores foi autorizada mediante compromisso de plantio de 729 mudas nativas da Mata Atlântica até 31 de março de 2025.
O Grupo Terê Frutas, responsável pelo empreendimento, disse que uma empresa terceirizada estava atuando na retirada das árvores mediante autorização dos órgãos competentes.
“Durante esse processo, uma das árvores caiu acidentalmente para fora do terreno, ocasionando a obstrução temporária da via pública e a interrupção do trânsito de veículos, pedestres e da rede elétrica local. Ressaltamos que todas as providências necessárias foram imediatamente adotadas para a resolução da questão. Reiteramos ainda que todas as autorizações necessárias para as obras e podas no local foram devidamente obtidas junto aos órgãos fiscalizadores. O corte das árvores foi autorizado por conta de condições que poderiam representar riscos futuros”.
A empresa lamentou o ocorrido destacando “que a empresa prestadora de serviços adotou medidas de segurança durante a execução do trabalho. No momento da queda, a circulação de pedestres e veículos já havia sido devidamente bloqueada, garantindo que não houvesse nenhum risco à população ou feridos. A empresa terceirizada responsável pelo serviço já foi acionada para esclarecer o incidente e adotar as providências necessárias para evitar situações similares no futuro”.
Impacto nas linhas de ônibus
A situação afetou o trajeto de 19 linhas de ônibus, que tiveram o trajeto alterado, segundo o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro).
Em nota, a Enel Distribuição Rio disse que o fornecimento de energia já foi restabelecido para todos os clientes afetados pela queda da árvore.
“Após o incidente, causado por terceiros e que atingiu a fiação elétrica do local, os técnicos da distribuidora foram imediatamente para o local. Devido a manobras realizadas na rede elétrica, o serviço foi normalizado em menos de dez minutos”, completou a Companhia.