O serviço de Disque Racismo, que atende em Macaé, no Norte Fluminense, pelo número (22) 9104-7284, é uma ferramenta essencial de acolhimento para vítimas de racismo, injúria racial e intolerância religiosa. Além de permitir o registro de denúncias, o canal possibilita a identificação de comportamentos discriminatórios relacionados à cor, etnia, religião, idade, deficiência ou gênero. Por meio do telefone, também é possível enviar imagens e áudios que auxiliam na apuração das denúncias.
Para ampliar o alcance desse serviço, a Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial intensificou as ações de conscientização na sexta-feira (21), em razão do Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e do Dia Nacional das Tradições Africanas e Nações do Candomblé. O objetivo é tornar o canal ainda mais acessível à população, garantindo um serviço seguro, acolhedor e eficaz na aplicação da lei.
Uma das ações promovidas foi a participação da equipe da Secretaria no evento “Mais Saúde, Mais Vida: Encontro para Elas”, realizado na Praça Washington Luiz. A iniciativa, idealizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, teve como foco a divulgação do Disque Racismo e a conscientização sobre a importância do combate à impunidade nos casos de discriminação racial.
O racismo é um crime grave, previsto na Lei 7.716/1989, também chamada de Lei do Racismo. Ele se caracteriza pela discriminação contra indivíduos com base em raça, etnia, cor, origem ou religião e é considerado inafiançável e imprescritível. A escolha do dia 21 de março para marcar essa luta faz referência ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 na África do Sul, quando 69 pessoas foram mortas enquanto protestavam contra leis segregacionistas que restringiam a circulação da população negra.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé está localizada na Avenida Presidente Feliciano Sodré, nº 466, 1º andar. O contato pode ser feito pelos telefones (22) 2765-8700 – ramal 248 ou (22) 99104-7284, e também pelo e-mail seppirmacae@gmail.com.