Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Ministério Público do Rio de Janeiro prenderam, na manhã desta quarta-feira (9), 3 homens em uma operação no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Carlos Eduardo Santos da Silva, conhecido como Gorila e apontado como chefe do Comando Vermelho na Região Serrana, foi localizado em um quarto de motel, situado na Rodovia Washington Luiz, onde estava com a namorada. A suíte onde ele se hospedava tinha até piscina. Ao abrir a porta, Gorila recebeu voz de prisão. Com ele, foram apreendidos joias, um aparelho celular e dois relógios de luxo.
Lucas da Silva Ribeiro, identificado como gerente do tráfico na Mangueirinha, também foi preso. Outro preso é Sandro Wallace, contra quem havia um mandado de prisão em aberto.
A ação tem como objetivo cumprir mandados judiciais nas localidades conhecidas como Corte 8, Sapo e Santuário.
Em razão da operação, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que sete escolas municipais da região estão com as aulas suspensas nesta quarta-feira. Além disso, duas unidades de saúde — a da Mangueirinha e a do Centenário — estão em estado de atenção, mas seguem com atendimento mantido até o momento.