A Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, ganhou um painel em grafite por conta da comemoração ao centenário de Darcy Ribeiro, celebrado nesta quarta-feira (26). O painel também recebeu a pintura de Oscar Niemeyer e Leonel Brizola, reunindo, portanto, o trio fundador da instituição.
O desenho, com 2,6 metros de altura por 22 metros de largura, foi criado pelo ilustrador Breno Medeiros, bolsista do projeto de extensão Rede Social Uenf. Com a ajuda do artista Anderson da Silva Santos, a obra demorou cinco dias para ficar pronta, segundo informações do site G1.
“Eu me sinto muito realizado, pois a Uenf é muito especial para mim. Fiz Pré-vest aqui e retornei pra cá como estagiário da Ascom e agora bolsista em design gráfico. Tenho um orgulho muito especial por esse trabalho. Tudo começou com um desenho encomendado para o outdoor dos 100 anos do Darcy, que evoluiu pra esse lindo mural com os grandes Niemeyer, Darcy e Brizola”, disse Breno Medeiros, ressaltando a importância do amigo para finalizar o trabalho.
“Somos colegas da mesma turma do Design Gráfico e, com a ajuda dele, eu consegui pela primeira vez transpor a minha arte para uma escala muito maior do que uma folha de papel ou a tela do celular”, afirmou.
“Estou realizado em fazer parte de um ‘trampo’ desses e poder retratar essas personalidades tão importantes da história aqui na UENF”, declarou Anderson.
Sobre a Uenf
A Uenf foi inaugurada em 1993, mas começou a ser pensada em 1991, quando o então governador Leonel Brizola delegou ao professor, sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da nova universidade. O projeto de arquitetura ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.
“Darcy cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar o projeto e apresentou-a como a ‘Universidade do Terceiro Milênio’. Previu a presença da Uenf em Macaé (RJ), onde viriam a ser implantados os Laboratórios de Engenharia e Exploração do Petróleo (Lenep) e de Meteorologia (Lamet)”, lembra a instituição.