Uma família do bairro Madressilva, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, foi surpreendida ao encontrar um jacaré na varanda de casa. O animal, de 1,6 metro, foi identificado como jacaré-de-papo-amarelo, espécie que está na lista de extinção do Ibama.
A família disse que ficou bastante assustada e acionou a guarda ambiental, que levou cerca de 1 hora para capturar o jacaré. De acordo com Otávio Ruas, guarda ambiental que participou do resgate, o animal não chegou a atacar, mas tentou se defender, segundo informações do site G1.
“Não foi tão fácil capturar. Ficamos cerca de 1 hora para capturá-lo com segurança. Ele não ataca, apenas tentou se defender algumas vezes, se escondendo e dando alguns giros com o rabo que também oferece perigo. É um animal com muita força e bem veloz. Mas a orientação por telefone para o isolamento do local ajudou na hora do resgate”, contou o guarda.
O jacaré, que não teve o sexo identificado, mas foi considerado jovem pela guarda ambiental, passou por avaliação e não foram identificados ferimentos. Em seguida, ele foi reintroduzido em uma área de reserva ambiental do município.
A orientação para quem encontrar animais silvestres é acionar a guarda ambiental através do telefone (22) 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.