A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, vai receber, neste sábado (14), a competição Hero SwimRun, que chega a 4ª edição combinando natação e corrida em um único percurso, e sem transições.
Os competidores deverão completar a prova com o mesmo equipamento de início e sem ajuda externa. Todas as provas têm largada e chegada na Praia da Ferradura, base do evento. A competição, que está com as inscrições encerradas, vai contar com 500 competidores, recorde de público.
“A competição é nova. Surgiu há aproximadamente dez anos na Suécia, onde um grupo de amigos decidiu durante uma conversa de bar explorar as ilhas de Estocolmo nadando e correndo com tênis, apito, touca, roupa de borracha, palmar e pullbuoy. Tudo junto, de uma vez”, informa Fábio Iskandarianos, diretor da prova.
Na prova, que chegou ao Brasil em 2019 com a Búzios SwimRun (antigo nome da Hero SwimRun), o competidor percorre, nadando e correndo, três distâncias disponíveis para a escolha dos atletas: SwimRun 6km (nível iniciante), 10km (nível intermediário) e 23km (nível avançado).
“Em todos os níveis do SwimRun, em média, o competidor tem 20% de natação e 80% de corrida em trechos alternados. Isso quer dizer que ele começa na água, corre, volta para o mar por uma trilha, faz mais um trecho de corrida, nada novamente e por aí vai. Todos os percursos são sensacionais”, explica Fábio.
A novidade deste ano são as provas de natação no mar (1,5 km e 3 km) e corrida de 5 km para quem quiser somente nadar ou correr.
Os percursos passarão por 17 praias e 7 tipos de terrenos diferentes. A segurança dos competidores será garantida com serviços de resgate no mar, balizamento com caiaques e pranchas e equipe médica de prontidão.
Sem transição
O SwimRun se diferencia das demais competições de natação e corrida, justamente por, nessa modalidade, não haver transição e troca de equipamento. O atleta cai na água de tênis e se mantém com a touca e com o palmar no percurso em terra.
“Por isso, recomendamos que só façam a inscrição os atletas que tenham alguma experiência prévia em natação no mar e corridas em trilhas. Por questão de segurança, alguns equipamentos são obrigatórios: a touca de natação, o colete da prova, o apito, o tênis, o pullbuoy e o palmar. Todos são essenciais no processo de flutuação no mar. Os competidores ainda podem optar por equipamentos opcionais como pé de pato, mochila, colete salva-vidas e luvas. Lembrando que devem carregar o tempo todo na corrida e natação tudo que usarem na largada. É proibida a ajuda externa”, lembra a organização.
Os percursos nas trilhas são demarcados para garantir que todos estejam na direção certa. Há também uma equipe médica que fica de prontidão ao longo da prova.
Serviço:
- Retirada de Kits: sexta, 14 de abril, das 16h às 21h – Tawa Beach Club – Praia da Ferradura, rua E1 lote 1.
- Largadas: Sábado, 15 de abril – SwimRun 23km às 7h , SwimRun 6km e 10km às 7h20, Corrida às 7h50 e Natação 1,5k e 3k as 9:50 – na Praia da Ferradura (canto esquerdo)
- Término do evento (estimativa, incluindo a premiação): 13h
Mais informações podem ser obtidas na página do evento, pelo telefone (21) 96975-0505 ou pelo e-mail contato@heroswimrun.com.