O município de Quissamã, no Norte Fluminense, vai receber no próximo dia 24 de junho a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no Instituto Federal Fluminense (IFF), das 8 h às 17 h. A edição deste ano terá como tema “Informar para Cuidar: o papel da comunicação na promoção da saúde e no controle social”.
Um dos objetivos do encontro é ampliar o diálogo com a comunidade, fortalecente o Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover melhorias no acesso e na qualidade dos serviços públicos de saúde.
Atualmente ocupando o cargo de secretária de Saúde, a vice-prefeita Sabrine Pereira destacou como essencial para o município o fortalecimento de políticas públicas na área de saúde.
“A adesão de todos é fundamental para construirmos juntos um sistema de saúde cada vez mais eficiente, que atenda às necessidades da nossa população. Esta Conferência é um momento importante para refletirmos sobre os avanços e desafios da saúde em Quissamã e traçarmos, coletivamente, as próximas ações.”
A Conferência é um espaço democrático de escuta e construção coletiva, no qual a população poderá apresentar propostas que orientarão as políticas públicas de saúde no município, além de avaliar o que já foi realizado e apontar novos caminhos. As discussões acontecerão em torno de cinco diretrizes principais:
- Atenção Primária – Expansão do acesso e aprimoramento da qualidade da atenção primária, fortalecendo a integração com programas e serviços de saúde, além da coordenação do cuidado dos pacientes ao longo da sua trajetória clínica, por meio de uma relação contínua e de confiança.
- Atenção Especializada – Aprimoramento da oferta de procedimentos de média e alta complexidade e da infraestrutura da rede municipal de saúde, promovendo mais racionalidade no uso dos serviços, ampliação do acesso, melhoria da assistência e integralidade do cuidado.
- Vigilância em Saúde – Fortalecimento das ações de vigilância para o enfrentamento de problemas sanitários relacionados ao meio ambiente, incluindo o ambiente de trabalho, a produção de bens e a prestação de serviços de interesse da saúde.
- Assistência Farmacêutica – Promoção de ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos com qualidade, segurança e eficácia, em tempo oportuno, incentivando seu uso racional.
- Gestão e Organização do SUS – Implementação e qualificação dos processos de trabalho, com foco na efetividade do sistema municipal de saúde.
A realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde reforça o compromisso da gestão com a transparência, o diálogo e a escuta ativa da população na construção de uma saúde pública mais justa, acessível e de qualidade para todos os munícipes de Quissamã.