A Firjan SESI anunciou recentemente a abertura de 160 vagas gratuitas para o Ensino Médio com formação técnica em parceria com a Firjan SENAI. Ao todo, o Estado do Rio de Janeiro contará com 2.270 vagas. Destas 160, algumas delas serão destinadas para a unidade de Macaé, no Norte Fluminense.
A novidade agora é que o Escritório de Carreira da Firjan SENAI SESI é que vai conectar, de maneira personalizada, os estudantes às oportunidades de carreira na indústria – que é a que tem o maior salário de admissão entre todos os setores da economia de acordo com pesquisa da própria Firjan.
Dentre os pré-requisitos, os interessados às vagas gratuitas no Ensino Médio precisam ter no mínimo 14 anos até dezembro de 2025. É preciso também que tenham concluído ou que estejam em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2025.
De acordo com os organizadores, as aulas serão em turno integral para 2026, incluindo aulas aos sábados. As inscrições estão abertas e vão até o dia 9 de novembro.
Aqui no interior do Rio, as vagas estão distribuídas entre as unidades de Volta Redonda, Três Rios, Resende, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itaperuna, Macaé, Nova Friburgo, Petrópolis.
A aplicação das provas será presencial em 29 de novembro, e terá 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. São reservadas 5% das vagas em cada unidade escolar para pessoas com deficiência (PCD) – física, visual, auditiva, intelectual ou com transtorno do espectro autista. Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário-mínimo, e será exigida documentação comprobatória desta condição, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI.
“O Ensino Médio é de grande importância não só para a vida dos jovens como para a inserção no mercado trabalho. Além da formação técnica com a Firjan SENAI, nosso currículo oferece mais de 4 mil horas de estudo, incluindo aulas de robótica e arte maker, oferecendo uma formação completa, humana e focada no mundo do trabalho”, disse Vinícius Mano, gerente de Educação Básica da Firjan SESI.
Cursos técnicos com Ensino Médio
Os alunos complementam sua formação optando por duas áreas de conhecimento a cada ano (linguagem, matemática, ciências da natureza ou ciências humanas), além de aulas para desenvolvimento científico, focadas na criatividade a partir da arte contemporânea e oficinas extraclasse.
O Itinerário de Formação Técnica e Profissional em cada escola oferecerá ao menos duas opções, conforme sua vocação regional: Eletromecânica, Desenvolvimento de Sistemas, Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecatrônica, Internet das Coisas, Sistemas de Energia Renovável, Eletroeletrônica, Logística, Produção de Áudio e Vídeo, Computação Gráfica, Planejamento e Controle da Produção, Multimídia, Design Gráfico, Programação de Jogos Digitais, Inteligência Artificial e Edificações
“Esta oferta representa um marco importante com grande impacto para a indústria e para a sociedade, pois impulsiona a empregabilidade e o futuro das famílias. Os cursos técnicos da Firjan SENAI, cursados com o Ensino Médio, abrangem diversas áreas tecnológicas, oferecendo uma formação de excelência que capacita o aluno com os conhecimentos e as práticas mais alinhadas às exigências do mercado atual, acelerando sua entrada na carreira industrial”, destaca Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.