Os músicos instrumentistas de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio, interessados em participar do projeto “Orquestra Sons da Aldeia” terão até sexta-feira (19) para se inscrever no edital de Chamamento Público lançado pela Secretaria de Cultura.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no centro da cidade, segundo informações do site G1.
Os artistas do “Orquestra Sons da Aldeia” irão apresentar as aulas de prática de conjunto e lecionar as aulas de prática instrumental aos alunos do projeto.
Além do edital para formação da orquestra, continuam abertas as inscrições para o chamamento de artistas de Teatro, Circo, Dança e Música. Todos os candidatos, grupos e bandas aprovados nos processos seletivos receberão um cachê para a realização dos eventos e atividades culturais previstos nos editais.
Para conferir as regras de participação, basta acessar os editais disponíveis na página da Secretaria de Cultura, no site da prefeitura.
Para compor o projeto “Orquestra Sons da Aldeia”, poderão se inscrever trompetistas, trombonistas, saxofonistas, flautistas, clarinetistas, violinistas e cellistas, que tenham experiência mínima de três anos. Para as apresentações da Orquestra, será pago para cada músico um cachê de R$ 430. Os profissionais também serão solicitados para a aplicação de aulas práticas de música para jovens e adultos moradores da cidade, com cronograma a ser definido junto à Secretaria de Cultura, recebendo uma remuneração de R$ 10,58 por hora/aula.
No caso do Edital para contratação de serviços artísticos para eventos culturais, são aceitas inscrições de grupos musicais ou bandas com, no mínimo, quatro integrantes para apresentações de jazz, bossa nova, samba/jazz, jazz latino, MPB, samba, pop, pagode e outros estilos, com cachê de R$ 1.720; de grupos teatrais, grupos de dançarinos e artistas cênicos, com remuneração de R$ 1.215; e de músicos, incluindo cantores e instrumentistas, para apresentações solo, com pagamento no valor de R$ 430. Todos os proponentes devem comprovar atuação artística de, no mínimo, dois anos.
Para validar a inscrição, os candidatos devem anexar os seus currículos, release e portfólio, assim como o link do material artístico em formato de vídeo correspondente à sua proposta artística, nos formulários eletrônicos disponíveis no site da Prefeitura.
O resultado final dos chamamentos públicos, com a listagem dos contemplados, será publicado posteriormente em Diário Oficial do Município.
A Casa da Cultura, que é a sede da Secretaria de Cultura, fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. O atendimento para inscrições acontece das 9 h às 12 h ou das 13 h às 16 h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2625-5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.