O Governo do Estado do Rio vai reforçar, a partir desta quinta-feira (24), o esquema da Operação Lei Seca, por conta da estreia da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022.
A Operação Copa-Verão, vai mobilizar 180 agentes civis e militares na realização de blitzes, inclusive durante o dia, em 12 pontos estratégicos. A ação é coordenada pela Secretaria estadual de Governo (Segov) por meio dos programas Lei Seca e Segurança Presente, e prevê reforço especial da fiscalização durante e após os jogos do Brasil, especialmente nos locais com grande concentração de torcedores, segundo informações do site G1.
As equipes espalhadas pela cidade contarão ainda com a participação de motociclistas preparados para patrulhar as ruas periféricas à da operação e surpreender os motoristas que tentam escapar da blitz da Lei Seca por vias alternativas.
“O período do Verão já é uma época de tendência de aumento no consumo de bebida alcoólica. Junto com a Copa, certamente vai potencializar ainda mais a demanda. Por isso a importância de melhorar a qualidade do serviço, ter carros novos e intensificar a fiscalização, tanto da Lei Seca como do Segurança Presente”, disse Rodrigo Bacellar, secretário de Governo.
Durante o Verão e no período da Copa do Mundo, o Segurança Presente também reforçará o patrulhamento na área das suas 42 bases, localizadas em 21 cidades do estado.
As atividades educativas também serão reforçadas durante a operação Copa-Verão com o objetivo de sensibilizar os motoristas a jamais dirigir depois de beber. Agentes cadeirantes e vítimas da violência no trânsito vão abordar os motoristas nos dias de jogos da seleção e também os consumidores de bebidas alcoólicas nos bares, restaurantes e demais pontos de concentração de torcedores.