Uma operação programada da Polícia Militar para combater uma guerra entre milicianos e traficantes que atuam na região do Morro do Campinho, nesta sexta-feira (13), resultou na morte do chefe tráfico do Morro do Fubá e na prisão dos chefes dos Morros do Dezoito, em Água Santa, e do Urubu, em Pilares, ambos bairros da Zona Norte do Rio. A ação também deixou outro suspeito morto e prendeu mais sete homens.
De acordo com a PM, o 9º BPM (Rocha Miranda) cercou uma casa utilizada por criminosos como esconderijo. No local, nove homens foram presos, entre eles o criminoso Honório Pereira de Jesus, conhecido como H.O, apontado como chefe do Morro do Dezoito, e Geovani Lameira Antônio, o Netão, chefe do crime organizado do Morro do Urubu. Houve confronto e outros dois suspeitos ficaram feridos e não resistiram, sendo um deles Rafael Cardoso do Valle, o Tio Baby, que comandava o Morro do Fubá. Ao todo, 11 fuzis foram apreendidos. As ocorrências foram apresentadas na 29ª DP (Madureira) e na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
“O 9º Batalhão, através do nosso comando, Coronel Xavier, já vem realizando trabalho de inteligência e monitoramento desses criminosos que atentam contra o território, o Comando Vermelho tentando invadir o Fubá e o Campinho já há algum tempo. Então, identificamos que poderia ter alguma ação desse tipo, identificamos que seriam 30 marginais que invadiriam o terreno, oriundos do Morro do Dezoito e do Urubu. Quando confirmada essa movimentação, nós fomos para a comunidade e realizamos o cerco aos marginais”, explicou o major Furtado, do 9º BPM.
Tio Baby, H.O e Netão eram procurados pela polícia por conta de homicídios cometidos nas regiões que dominam. Desde o ano passado, os Morros do Campinho e do Fubá vem sofrendo com constantes confrontos, por conta da disputa entre integrantes do Comando Vermelho com a milícia do Tico e Teco, pelo controle total das regiões.
O grupo paramilitar é chefiado pelos irmãos Leonardo Luccas Pereira, o Leléo ou Tico, e Diogo Luccas Pereira, o Teco ou Playboy, que está preso desde 2020. O local era comandado por eles, mas a traição de um membro facilitou a invasão dos traficantes, liderados por Rafael Cardoso do Valle.
“O Tio Baby é na verdade um termo de puxador de guerra do Comando Vermelho, ele trabalha onde o Comando Vermelho tenta expandir. Então, ele puxa a tropa dele e tenta trabalhar as invasões. Ele foi neutralizado, é um marginal altamente perigoso e foi um ganho enorme para a Polícia Militar essa neutralização”, completou o major.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Clínica da Família Souza Marques, na região de Campinho, acionou o protocolo de acesso mais seguro e interrompeu o funcionamento na manhã de hoje. A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou também que a operação policial impactou uma unidade de ensino na região do Campinho.