Um filhote de onça-parda foi resgatado no sábado (15) em Cambuci, no Noroeste Fluminense, por uma equipe do Comando de Polícia Ambiental depois de um chamado feito ao programa Linha Verde do Disque Denúncia.
O animal foi visto por moradores nas proximidades de uma rua no bairro São João do Paraíso.
Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano, após receberem a denúncia que mencionava possível agressão sendo cometida contra o animal, estiveram nas proximidades do Sítio Natividade, Cruzeiro, na zona rural do município, onde fizeram buscas no interior da mata.
Um morador local, ao ser questionado pelos agentes da 3ª UPAm, informou que o animal estaria nas proximidades, onde durante as buscas, os policiais conseguiram encontrar o animal, que foi recolhido e encaminhado à 142ª DP.
Já na delegacia, após contato com a veterinária do Comando de Polícia Ambiental, os agentes foram informados de que seria necessário levar o filhote de onça-parda à APA Maria Paula, em São Gonçalo, na região metropolitana.
Em São Gonçalo, a onça ficou aos cuidados de um veterinário da APA.
O Disque Denúncia reforça o pedido para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou (21) 2253 1177 (capital), e do WhatsApp (21) 99973 1177.
Também é possível fazer denúncias pelo aplicativo de celular “Disque Denúncia RJ”. Pelo app, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato, além de denunciar também através da página do Linha Verde no Facebook, ou pelo site do Disque Denúncia (Clique aqui).
Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.