Estão abertas, até a próxima sexta-feira (04), as inscrições para a fase distrital do 4º Festival Estudantil de Artes de Maricá (Festart). O festival reúne apresentações de música, dança e pintura.
O procedimento deve ser feito pelo formulário online (Clique aqui).
Ao entrar no link, os participantes devem preencher as informações com o nome da escola, distrito, nome do aluno, idade, ano de escolaridade, categoria, modalidade, formato, nome do grupo ou dupla, título e autor da obra, tempo de duração da apresentação e qual é o professor/orientador.
O Festart reúne apresentações nas categorias de música (canto), dança, pintura, poesia, desenho, fotografia e vídeos curtos entre os alunos das escolas da rede de ensino público (municipal, estadual e federal) e particular de Maricá.
Para ser campeão, o participante precisa vencer em três etapas: escolar e distrital até chegar a grande final que acontece na Festa Literária de Maricá (FLIM), em setembro.
Nesta etapa Distrital, o estudante só poderá se inscrever em uma única modalidade pela instituição de ensino onde esteja regularmente matriculado.
Os participantes inscritos nas modalidades deverão apresentar o mesmo trabalho artístico nas três fases do festival.
As autorizações e os materiais das modalidades (fotos e vídeos curtos) deverão ser encaminhados para o e-mail: festartsmemarica@gmail.com.
Na primeira fase, os artistas participaram de eventos seletivos internos e agora os campeões por modalidade e faixa etária seguem para a etapa distrital.
Na desistência do primeiro lugar de cada modalidade, será automaticamente convocado o 2º lugar e assim sucessivamente, desde que a inscrição obedeça aos prazos e protocolos estabelecidos.
Formato das categorias
O Festival de Artes de Maricá, na modalidade música, engloba três categorias por faixa etária: infantil (07 a 10 anos), infanto-juvenil (de 11 a 13 anos), juvenil (14 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos).
Todos os participantes terão até cinco minutos para se apresentar em solo, dupla, grupo/banda com até seis participantes.
Caso a apresentação ultrapasse o tempo máximo, acarretará perda de um ponto a cada fração de minuto ou minuto ultrapassado.
Será permitida a apresentação individual, em dupla ou grupo, porém, em qualquer dos casos, os participantes deverão ser da mesma categoria, matriculados na rede de ensino e pertencer à mesma instituição.
No formato dupla, será considerada a idade do músico mais velho.
As modalidades com o formato de exposição (desenho, pintura, fotografia e vídeos curtos) deverão ser elaboradas na presença do professor-orientador.
Em todas as fases, as apresentações serão feitas ao vivo perante o público.
Na fase Distrital, as ordens das apresentações obedecerão ao critério adotado na ordem de inscrição ou conforme deliberações da equipe organizadora local.
Já na fase final, os estudantes poderão participar do evento fazendo apresentação em voz e utilizando instrumento(s) de sua preferência, desde que tocados pelos próprios alunos inscritos.
Durante as apresentações, caso o equipamento de som apresente falhas, microfonias, queda de energia ou outros problemas técnicos, o competidor terá direito ao reinício da apresentação.
Comissão julgadora
A comissão julgadora será composta por, no mínimo, três profissionais ligados à área de música e convidados em tempo hábil pela comissão organizadora.
Os itens a serem julgados serão: dicção; afinação; ritmo; interação com o público; interpretação/performance.
As notas a serem atribuídas pelos membros da comissão julgadora serão de cinco a dez em cada quesito.
Em caso de empate, os quesitos que serão utilizados como critério de desempate obedecerão à seguinte ordem: afinação; interpretação/performance; interação com o público; limpeza e organização do espaço em que a escola do participante estiver alocada. Caso permaneça o empate, o júri escolherá o vencedor.