Uma roda de capoeira em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai fazer uma alusão ao Agosto Lilás trabalhando o tema da violência contra a mulher no próximo domingo (27) no Mercado Municipal.
A partir das 10 h, cerca de 20 grupos de capoeira vão se reunir para mostrar a cultura, muito praticada por mulheres, mas também para alertar sobre os diversos tipos de violência e necessidade de denunciar os abusos contra a mulher.
O evento ocorre uma vez por mês, sempre abordando uma temática.
“Neste mês de agosto vamos trabalhar o combate à violência contra mulher. Em vários grupos há mulheres que praticam capoeira. É necessário a cada oportunidade que temos de apresentarmos, trabalhar a conscientização dos temas voltados para o bem da nossa sociedade”, disse Ioclébio Valério Ferreira, conhecido como Mestre Peixinho.
“Agosto Lilás”
O “Agosto Lilás” é uma campanha dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher e busca chamar a atenção da sociedade para o tema.
Criada em referência à Lei Maria da Penha, que em 2023 completa 17 anos, surgiu para amparar mulheres vítimas de vários tipos de violência como física, sexual, psicológica, moral e patrimonial.