Uma denúncia anônima levou policiais militares da 6ª Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Tiririca a flagrarem crimes de poluição e construção irregular na Lagoa das Marrecas, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Recebidas pelo Programa Linha Verde, do Disque Denúncia, as informações resultaram em ação policial realizada no sábado (22), que identificou um homem fazendo a limpeza de um terreno que está dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP).
Durante a operação, os policiais militares encontraram uma casa edificada e uma outra com a construção em andamento, cujo responsável afirmou não ter nenhuma documentação ao ser questionado sobre as licenças ambientais.
Diante das irregularidades, o responsável pelos imóveis foi encaminhado à 124ª Delegacia Policial (124ª DP), de Saquarema, onde foi ouvido pelas autoridades, prestou esclarecimentos sobre os crimes ambientais e foi liberado.
Segundo informações, o número de denúncias sobre crimes ambientais em Saquarema, dobrou no ano de 2025. Nos primeiros três meses do ano, foram 60 denúncias, quando em 2024 foram 30 as denúncias recebidas.
Além do Programa Linha Verde, que recebe denúncia no Facebook, é possível relatar crimes ambientais no Estado do Rio através do telefone (21) 2253-1177, que funciona 24 horas por dia, ou para o 0300-253-1177, ambos com a tecnologia WhatsApp anônimo, que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa.
Além disso, o Disque Denúncia também recebe relatos de crimes ambientais e outras irregularidades pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível na AppStore e na GooglePlay Store, além do site (Clique aqui).