Os policiais civis da 134ª Delegacia de Polícia do Centro de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, iniciaram a Operação Resgate Vital e cumpriram, na terça-feira (3), mandados de buscas e apreensão contra envolvidos no ataque de hacker que desviaram mais R$ 1 milhão das contas bancárias do Hospital Plantadores de Cana (HPC).
De acordo com a Polícia Civil, os mandados também foram cumpridos em Fortaleza (CE), e em Santos (SP) nos endereços de três envolvidos no desvio milionário. Foram apreendidos celulares e documentos utilizados no crime.
O caso aconteceu em dezembro de 2024. A conta bancária do HPC foi invadida por um hacker que desviou R$ 1.180.000, da conta da instituição para duas contas correntes em Fortaleza e uma em Santos. As transferências foram realizadas sem autorização ou o consentimento do hospital.
Por meio de nota, a unidade de saúde informou que acredita no trabalho da polícia:
“A Direção do Hospital Plantadores de Cana (HPC), acredita que a Polícia Civil, através de seu trabalho de investigação conseguirá encontrar os responsáveis e ressarcir os valores que foram desviados pela fraude que o Hospital foi vítima em dezembro de 2024. Fraude essa, realizada por uma quadrilha especializada em golpes eletrônicos, que lesou o hospital em mais de um milhão de reais com retiradas indevidas e não autorizadas em sua conta bancária. Fato esse, que obrigou o hospital na época recorrer a empréstimos visando restabelecer seu equilíbrio financeiro”, disse a nota.
Ainda segundo a polícia, com o levantamento de dados arrecadado durante as buscas, foi possível identificar outros integrantes da organização criminosa, o que ajudará na localização dos valores que foram desviados e no ressarcimento ao hospital que foi lesado.