A medida foi oficializada pelo prefeito Wladimir Garotinho (PSD) durante uma solenidade que aconteceu na manhã de segunda-feira (21), na sede do Centro Administrativo José Alves de Azevedo (CAJA).
Segundo a Prefeitura de Campos a decisão é válida para espaços abertos e fechados, públicos e privados, com exceção das unidades de saúde e hospitais, e, no anúncio, o prefeito fez questão de lembrar as perdas durante esses pouco mais de 2 anos de pandemia.
Na ocasião, Wladimir Garotinho ressaltou que a desobrigação do uso de máscara foi possível graças à redução dos indicadores atuais no município, entre os quais estão a queda no número de casos positivos (abaixo de 5%), a ocupação de leito de Unidade Terapia Intensiva (UTI) e Clínica Médica (10,26% e 536%), além do número de óbitos.
“É uma redução para que, muito em breve, deixe de ser pandemia e passe a ser endemia. Que a gente possa tratá-la como mais uma endemia e que a gente possa ter de volta a nossa liberdade que foi duramente arrancada de nós nesses 2 últimos anos”, avaliou o prefeito, que parabenizou toda equipe da Saúde do município.
De acordo com a prefeitura, a nova medida fica em vigor até o dia 12 de abril, quando está prevista uma nova reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19, para discutir informações e novas ações a serem implementadas.
Já está desobrigado o uso de máscaras em locais abertos e fechados, públicos e privados, na cidade de Campos dos Goytacazes, Armação dos Búzios, Macaé, Iguaba Grande, Quissamã, Carapebus e São Pedro da Aldeia.
Dessas cidades, apenas Macaé mantém a obrigatoriedade o uso de máscaras em locais fechados, enquanto as outras, incluindo Campos, obrigam ou recomendam o uso do material de proteção ao contágio do coronavírus em locais considerados de risco, como unidades de saúde.
Das cidades da região que ainda mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras como medida de prevenção ao contágio do coronavírus, apenas o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, se manifestou sobre a situação, no início deste mês de março.
“Alguns municípios do Estado do Rio estão liberando o uso de máscaras. Em Cabo Frio, ainda não chegou a hora dessa liberação. A taxa de vacinação contra a Covid-19 ainda está muito baixa para um afrouxamento das regras”, disse o prefeito, argumentando que “apenas 60% da população recebeu duas doses da vacina, e somente 17% recebeu a dose de reforço (3ª dose).
O uso obrigatório de máscaras continua em outras cidades da região, como Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e São João da Barra, e, em todas elas, mesmo as que revogaram a obrigação das máscaras, a vacinação contra o coronavírus segue com aplicações da 1ª, da 2ª e da 3ª dose para todas as idades, a partir dos 5 anos, seguindo as especificidades de cada calendário municipal de imunização.