Os moradores de Quissamã, no Norte Fluminense, que têm cães e gatos em casa e ainda não vacinaram os pets contra a raiva, poderão levar os animais neste sábado (17) em uma das seis unidades que serão polos da campanha de vacinação antirrábica. A aplicação será das 8h às 17h.
Para receber o imunizante, os animais precisam ter, pelo menos, três meses de vida. Fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, animais doentes ou que passaram por operações recentemente não devem ser vacinados, segundo informações do site G1.
Os responsáveis pelos animais poderão levá-los às Unidades de Saúde da Família (USF) do Mathias, Caxias, Centro e Carmo (em funcionamento no CAPS), no prédio da Vigilância e na Escola Municipal Maria de Lourdes de Castro Ribeiro, no Sítio Quissamã.
“Vacinar é um ato de amor e cuidado, pois resguarda tanto a saúde do animal, quanto da sua família. Não deixe para a última hora”, disse Leonardo Barcelos Chagas, Coordenador da Vigilância em Saúde.
É preciso levar os cachorros com focinheira e os gatos em gaiolas apropriadas. A Prefeitura reforçou que os animais devem ser levados por um adulto.