O “Curso de Culinária Local”, do Instituto Onda Azul, chega a Cabo Frio nesta terça (06) e quarta-feira (07) e em outras três cidades até o fim do mês: São Pedro da Aldeia, Saquarema e Maricá. Veja cronograma no final da reportagem.
O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp: (21) 3923-5513.
A iniciativa tem como objetivo promover o aumento de renda por meio da releitura de pratos típicos da pesca artesanal. Além das receitas, os participantes vão aprender técnicas de organização, manipulação e preparos de insumos e ainda sobre segurança e higiene na cozinha.
“Ao fazer isso, e capacitando as pessoas, busca-se valorizar e resgatar a memória local em relação a esses pratos, frutos da tradição pesqueira. As regiões contempladas são locais cuja atividade da pesca artesanal é uma atividade comum, e ao valorizar a pescaria artesanal, empodera as populações tradicionais locais.”, divulga o Instituto.
Segundo o responsável pelo curso, o coordenador André Cavalcanti, a consequência do curso é gerar um turismo de experiência visando o aumento da renda para os pescadores e para a comunidade.
Em Cabo Frio, a ação vai ocorrer na Praia do Siqueira. A atividade será ministrada pela chefe de cozinha Darlene Monteiro, que vai promover o resgate de técnicas antigas, conciliando o conhecimento técnico com memórias afetivas e tradição cultural. Para ela, o curso tem o dever de fazer o resgate da memória da pesca artesanal nas lagoas.
Em cada cidade, o curso terá duração de dois dias.
A ação faz parte do projeto ‘Uso Sustentável dos Sistemas Lagunares’ (USSL), que é realizado pelo Instituto Onda Azul em parceria com a Petrobras.
Cronograma:
- Cabo Frio: 6 e 7 de junho (EMEI Dalcy Barroso Pillar, rua Luiz Feliciano Cardoso, 1121), das 16h às 22h;
- São Pedro da Aldeia: 15 e 16 de junho (Escola Municipal Francisco Paes Carvalho Filho, rua Apolinário Rodrigues, 110 – Boqueirão), das 16h às 22h;
- Saquarema: 21 e 22 de junho (Escola Municipal Belino Catharino de Souza, Estrada da Mombaça, 1184), das 16h às 22h;
- Maricá: 28 e 29 de junho (Associação de pescadores de ponta Negra, Rua Capitão José do Nascimento L9 Q3), das 13h às 19h.