A quarta edição do Aloha Spirit realizada em Saquarema, na Região dos Lagos, de 14 a 23 de março, registrou recorde de público, com cerca de 8 mil pessoas participando das atividades esportivas e culturais, além do público indireto de 3 mil pessoas e alcance online de mais de 300 mil pessoas, segundo a organização.
As competições foram realizadas na Praia de Itaúna e na Lagoa de Saquarema. Também houve recorde de participação na modalidade canoa havaiana, que reuniu mais de 100 clubes de todo o Brasil.
O evento também recebeu a etapa do Campeonato Brasileiro de Surf Master, promovido pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), atraindo grandes nomes nacionais para as águas da cidade conhecida como “Templo do Surf”.
Os dez dias de programação também contou com ações socioambientais, com foco na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da região. Com estrutura robusta, a edição deste ano envolveu diferentes faixas etárias, com ampla atividade aberta ao público, tanto adulto quanto infantil.
Convidados internacionais
Entre os convidados internacionais, o havaiano Kimokeo Kapahulehua, renomado ativista cultural, educador e navegador. Reconhecido por seu trabalho na preservação da cultura polinésia, ele é um dos principais defensores da revitalização da navegação tradicional havaiana. Ele destacou a essência do evento.
“O Aloha Spirit retrata genuinamente o significado da expressão. Volto para o Havaí com a proposta de tornar Maui e Saquarema cidades-irmãs, visando um intercâmbio cultural ainda mais forte”, disse o ativista, líder da Kimokeo Foundation, uma organização dedicada à preservação da cultura havaiana, incluindo a língua, a canoagem e a conservação ambiental. Ele foi o responsável por abençoar o Aloha Spirit Festival na abertura e no encerramento do evento.
Kimokeo aproveitou para adiantar que a próxima edição do evento poderá contar com a presença de músicos, dançarinos, chefs e grandes personalidades havaianas em Saquarema.
Temporada 2025
A temporada 2025 do Aloha Spirit segue com novas edições ao longo do ano. Em junho, o evento desembarca em Angra dos Reis, seguido por Caraguatatuba, em agosto, e Maceió, em setembro.
Os impactos gerados pela edição de Saquarema ainda estão sendo analisados, mas há expectativa positiva para o turismo e à economia local.
“A presença de autoridades municipais como a Prefeita de Saquarema, da vice-prefeita e dos secretários de Turismo, Esporte e Educação da cidade, consolidou ainda mais o evento que teve, pela primeira vez em suas 17 edições, sua abertura realizada fora de Ilhabela. Harry Finger, Secretário de Turismo da ilha, reforçou a conexão entre cidades litorâneas que compartilham o espírito do Aloha, acompanhando o evento que segue com mais três etapas até o fim do ano”, divulgou a organização do evento.